Heaven Can Wait (O Céu Pode Esperar), de 1978, é um filme realizado por Warren Beatty e Buck Henry, que pouco ou nada tem a ver com o filme homónimo de Lubitsch, cujo trailer consta no post anterior. Não se trata assim de um remake mas apenas de dois filmes a que, embora separados por 35 anos, foi dado um título igual, inclusive na tradução para português*.
*Em Portugal, tanto o filme de Lubitsch, de 1943, como este, de 1978, viram os seus títulos traduzidos para O Céu Pode Esperar, ao passo que que no Brasil, e ao contrário da versão de 1978 (igualmente traduzida para O Céu Pode Esperar), o filme de Lubitsch viu o seu título traduzido para O Diabo Disse Não.
Trailer do filme de Ernst Lubitsch, de 1942, To Be Or Not To Be (Ser Ou Não Ser). Uma comédia satírica cujo tema de fundo é a invasão da Polónia pela Alemanha nazi em 1939. *Disponível em 480p
Morreu ontem o realizador grego Theodoros Angelopoulos, conhecido entre nós por filmes como O Olhar de Ulisses, O Passo Suspenso da Cegonha ou A Eternidade e Um Dia. Nascido em Atenas, no dia 17 de Abril de 1935, morreu ontem, vítima de atropelamento por uma moto em excesso de velocidade, quando atravessava uma rua na cidade que o viu nascer. E assim se perde mais um dos poucos realizadores que persistiam a encarar o cinema como uma forma de arte, porque alguém não entendeu ainda que uma cidade é um espaço comum, com regras vitais para a coexistência dos seres humanos que nela habitam. Theo Angelopoulos estava a trabalhar naquele que seria o seu próximo filme, intitulado The Other Sea.
Jean-Luc Godard (IV) - Entrevistado por Dick Cavett [1/6]
Jean-Luc Godard entrevistado no The Dick Cavett Show, em 1980. Algo que nos dias de hoje seria absolutamente impensável na televisão americana (e não só) e diz bem acerca da profunda e dramática alteração que ocorreu nas últimas 3 décadas, relativamente à "orientação" dos conteúdos televisivos. *Disponível em 480p
Jean-Luc Godard (IV) - Entrevistado por Dick Cavett [2/6]
Lamentavelmente, o segundo segmento, dos seis que compõem esta entrevista, não está disponível no Youtube, alegadamente porque continha excertos de um filme e terá sido removido por questões relativas a direitos de autor. (http://www.youtube.com/watch?v=DxLQsJoSWc8&feature=player_embedded)
Em 2012, o Distância Focal renasce, num formato diferente e dedicado essencialmente ao cinema. Este Blog pretende agora ser um espaço dedicado à sua observação, reflexão e análise. A preto e branco ou a cores, mudo ou falado, de Hollywood ou Europeu, nenhum género ou estilo será esquecido e aqui, todo o cinema será contemplado e revisto, homenageando aqueles que o elevaram ao estatuto de Arte, não esquecendo os que o fazem apenas como entretenimento. É portanto um espaço aberto e dedicado a todos os que se interessam por cinema, pelo seu percurso e significado ao longo do tempo, pelo seu passado e presente e pela a forma como foi influenciando a História ou sendo influenciado por ela.